quinta-feira, outubro 05, 2006

Caju - (06/08/05)

Caju


Sabe aquela fruta tropical amarela ou vermelha, ou os dois ao mesmo tempo, q tem uma castanha na ponta, e q, não é fruta, a fruta mesmo é a castanha? Essaí.
Nunca gostei de caju.
Do suco, até q sim. Mas o caju tem um gosto q, no final, trava, sabe? O chamado pigarro, essa parte, não desce.
Conheci ontem Santo Antonio de Lisboa, uma cidadezinha do interior do Piauí, a capital do caju. Lá tem de tudo. Caju, suco de caju, refrigerante de caju, doce de caju, cajuada, cajuína, castanha e, muitos pratos que são preparados a partir polpa do caju e tem também um pequenininho chamado cajuí, q é uma mutação que acontece em alguns pés de caju em algumas safras... Imprevisível e de sabor mais azedo.
Nunca gostei de caju, embora já tenha provado muitos nessa vida, porém nada igual aos do Piauí q, são melhores em muito do que muitos outros sabores que já senti.
O caju é doce. Doce feito o mel. E o cajuí também é doce... E não trava. Não há aquela sensação ruim do pós-caju, só a vontade de provar outro caju. E tem gostos q não se pode medir tais como o do caju colhido à tardinha q deixa sua mão adocicada da umidade que ele absorve a esse horário... o cajuí bicadinho por pássaros que tem uma sabor mais docinho que os demais... a descoberta de um caju maior entre os cajueiros... aquele caju pesado q, de repente, em sua frente, cai. Ai, ai...
Na verdade, gôsto é uma coisa muito difícil de descrever... tanto que cada um tem o seu. Tanto q... não dá pra provar.
Amigos, é mesmo uma pena que nada disso aqui possa ser provado, pelo menos não com palavras.

Snow, pensando em coisas q não se diz.

4 comentários:

Snow disse...

"esses passeios me fazem supor q vc tá vivendo melhor q antes. pq inquietude sempre houve... (nesse momento minha mãe canta "sim" lá na cozinha)"
- rafa(eu)
- 07/08/2005 09:06:14

Snow disse...

"Existirmos, a que será que se destina Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria viva era tão fina E éramos olharmo-nos intacta retina A cajuína cristalina em Teresina... (caetano)"
- André
- 06/08/2005 19:20:56

Snow disse...

"entra, vento frio. entra nessa porra desse blog..."
- rafa(eu)
- 07/08/2005 09:12:46

Snow disse...

"Passei por aqui e deixei um beijo sabor caju (caju de Uibaí) que vc ainda nao provou mas é myuito bom..."
- Flávio
- 08/08/2005 18:28:49