terça-feira, março 27, 2007

Entre Vistas

Ela deveria ser uma espécie de analista de perfis de um banco de dados de recursos humanos, ou talvez estivesse exercendo apenas provisoriamente esta função pra uma contratação específica. Só sei q estávamos num mesmo ônibus e q ela ocupava o banco da frente no mesmo lado q eu e sentido oposto, o q me permitia certa descrição ao "folhear" os papéis q ela manuseava.
Fichas. Uma série de documentos grampeados por grupos, cada um pertencente a um individuo, dentre os quais se via um curriculum com foto - só vi fotos de mulheres -,uma ficha dessas de "completar", preenchida à mão, um questionário de perguntas abertas, uma folha com um gabarito, uma folha usada como rascunho e cálculos e, o q mais me chamou àtenção, ao final, uma folha de redação com o seguinte tema/título: 'Quem sou eu?'.
Como o caminho do ônibus era longo e a moça passou diversas vezes essas páginas semelhantes, não pude deixar de me ocupar daquele pequeno e interessante detalhe dentre o maço de papel com a etiqueta: "convocar para dinâmica".
-E nesse momento me deu vontade de falar do aparente (desrespeito/desprezo) descaso com q ela analisava as fichas, sem se ater a elas, com uma notável pressa, sem ler com o cuidado q se espera da parte de quem lida com um dos mais cruciais problemas atuais da nossa sociedade: o desemprego.
Ela, certamente empregada, não deu sinais de q isto a afetava mais q se estivesse revendo um desses catálogos de cosméticos na hora de julgar quem ia pro final da fila - unico juízo aparente de sua "avaliação psico-social" do itinerário.-
Eu, do meu canto, olhava pela janela, colocava uns números num Sudoku e tentava recapitular meu papel na apresentação de Ética e Comunicação Acadêmica II q, rs, nesse caso, não vem ao caso.
Como é sabido q entre prestar atenção à minha vida e à dos outros eu, por vezes, tb prefiro ler blogs, vou compartilhar essas minhas observações por aqui.

Quem sou eu?

"Pense numa pessoa estudiosa, que gosta de ler um bom livro e..."
(Rafaelle, 20 anos)

-("Pense"?!) Minha total aversão ao uso excessivo de expressões modais raramente me enganou qnt a tipos simplórios.
Machado de Assis passou longe dessa daí, certamente. -

"Eu sou uma garota que gosta muito de fazer amigos e me relacionar com as pessoas.(...)"
(Flávia, 21 anos)

-("Garota"?!) Não, essa não foi a melhor expressão possível. Tsc,tsc,tsc.-

"Sou uma pessoa simples, dizem que sou inteligente, meus amigos me acham legal.(...)"
(Izis, 21 anos)

-(rs) Essa aqui não engana ninguém, nem a ela mesma direito. Mas parece q pode ser facilmente enganada...-

"Eu tenho 19 anos, sou simpática, gosto muito de fazer coisas alegres e me relacionar com pessoas inteligentes..."
(Essa eu li tanto q nem vi o nome)

- Me pareceu ter certa prática em redações para correios sentimentais...(rs) Só faltou completar com: "Estou a procura de um homem carinhoso, fiel e que tenha desejo de crescer." Recalque q Freud identificaria num piscar de olhos: "Crescer aonde minha filha?" Ora!-

Ao q tudo indica, todas aquelas pessoas passaram/passariam por mais uma etapa de triagem além daquela olhadela da moça no ônibus, além do meu olhar de quem está à parte, além de todas as fases pelas quais já passaram.
Por falar em fases, eu q já escrevi tantas vezes redações para candidatar-me a vagas de emprego/estágio não sei mais se as minhas respostas estão tão diferentes das q li por eu estar já tão mais acima de forma q não se possa comparar com quem está iniciando ou por estar tão abaixo em competências quantificáveis q tive q elevar cada vez mais o nível da lábia pra competir com o talento dos meus concorrentes. Não sei, não sei. Sinceramente.
Mas seja lá como for, depois dessa decidi q vou reescrever meu 'about me' profissional q deve agora começar assim: "Sou diferente." Ponto. Parágrafo.
Se isto servir pra q a atendente passe à segunda linha da minha carta de apresentação, mesmo q ela não me admita - como eu mesma, às vezes não me admito - por descobrir, ao fim, q somos todos humanamente muito parecidos, será tarde demais e ela já terá se atido à minha ficha no meio da multidão e eu já vou me dar por satisfeita.
Se ela chegar ao final de minha redação, a julgar pela forma como são as correções, já vou estar na vantagem.


Snow, setor pessoal.

P.S. Os nomes foram trocados pq minha memória de trabalho é insuficiente mesmo.

4 comentários:

Anônimo disse...

já dá pra escrever um livro.

Snow disse...

Engraçado... de onde vc surgiu? Do Tipos? Eu mesma não conheço ninguém com este nome. rs

Bjs

E seja bem-vinda!

Felipe Rosa disse...

hehe, muito bom Su!

Sabe que gosto de suas crônicas né?

Snow disse...

Pensei q preferia os poemas...
Mas sua presença aqui é... muito legal!
Bjs