quinta-feira, setembro 20, 2007

Melhoras

Vi num programa uma vez q a felicidade alheia, a capacidade de se alegrar com ela é o q nos faz amigos. Já a capacidade de ajudar nos momentos tristes, a q tanto atribuímos valor é uma característica, qse um instinto.
Assim como as formigas q carregam seus mortos e os elefantes q constroem cemitérios, nós choramos a perda de uma celebridade estrangeira, sofremos com a fome alheia e nos debruçamos na janela do ônibus para ver um acidente com vítimas.
Um "ombro amigo" já é uma expressão tão comum q parece q já nasceram ligados assim em nossa língua, como "café-com-leite", qnd a palavra provém da coisa. A ajuda na hora da necessidade, q no nordeste a gente chama de "precisão"... Aqui cabe um parêntese interessante: uma vez me corrigiram sobre o uso desta palavra "precisão", ao q me advertiram substituir por "necessidade"... Mas eu sei q precisão é diferente de necessidade, então não disse nada. Não haveria como precisar, nem seria preciso.
Hj eu tive dificuldade em dizer pq parecia triste. E eu até conhecia bem as palavras dessa vez mas... pra quê?
"Um dia ganharemos $ e vai ficar tudo bem. Ou pelo menos vai parecer."
Foi a resposta mais coerente q encontrei. Pq não sou muito boa com respostas rápidas.
Então, voltando ao programa de tv (q lembrei agora se tratar do Café Filosófico da TV Cultura exibido num final de domingo), eu fiquei bastante preocupada qnd vi aquela psicóloga lá falando sobre amizade e dizendo o contrário de tudo o q eu acreditava sobre ser amigo e ajudar nas horas de tristeza, tirar os espinhos, carregar nos braços nas cenas dos momentos difíceis da vida a ponto de não deixar pegadas e tal... e eu já ia desligar pq tava achando tudo uma palhaçada qnd ela finalmente explicou q os amigos são aqueles q são capazes de se alegrar com as nossas conquistas e q o resto, até um desconhecido, até um bicho, de repente poderia fazer... seja para garantir a preservação da espécie, por mimetização ou qlq atitude q a gente classifica como solidariedade.
Mas pra ficar feliz com a sua felicidade, só sendo seu amigo mesmo.
Eu hj andei lendo umas coisas aqui e me entristeci.
Muito provavelmente por descobrir q sou bem menos amiga do q imaginava.
E por extensão tanto menos amiga qnt mais apaixonada.


SnowFlake

5 comentários:

Anônimo disse...

ora, amiga, não fique assim...

Felipe Rosa disse...

Em matéria de Psicologia, quero o embasamento.

Odeio 70% dos psicólogos, e de mais uns 15% admiro a boa vontade.

Beijos!

Hilton disse...

ALgumas vezes falo o que não creio por não crer
nas pessoas com quem falo.
e eu creio tão pouco
em tão poucas pessoas...
(entre as quais me incluo algumas vezes)
que a fala fica reduzida a um brinquedo interessante.
Só existe sinceridade no interesse partilhado
que brota da dor comum
somente na trincheira é possivel o entendimento.
todo o resto é poeira brilhante
soprada pela bôca do mêdo.

Hilton disse...

saudades de ti
querida.

Anônimo disse...

Nas amizades mais intensas residem as melhores lembranças do passado e a maior confiança do futuro. Não entristeça, não és menos amiga, és intensa. Não se perca neste sentimento, ele é um adorno se comparado ao amor, amor que acolhe e espanta a tristeza. Plantamos abacates; são os caroços que temos, de quando em vez, nasce um abacaxi.