quarta-feira, outubro 18, 2006

Plano Piloto - (15/10/05)

Plano Piloto


De repente te mandam um e-mail – nem um telefonema ou um telegrama, mas um e-mail – e te dizem “ a senhora está convidada a comparecer no endereço abaixo pra realizar exames médicos pré adiminsionais”.
De repente, você recebe o chamado e repara que, só tem sete dias pra providenciar 25 exames e 4 laudos... entre eles, um psiquiátrico. Uma semana pra se desvincular do seu antigo trabalho, sete dias pra sair da Bahia ou do Piauí, de onde quer que você esteja (e daí?) e ir pra o Distrito Federal, a muitos quilômetros de Salvador.
De repente, todo o colorido da minha terra vai se transfigurando em angústia e dor... pelas causas e conseqüências desta viagem breve, agora com ares de definitiva.
Vou de avião, apesar do medo de voar de verdade, não terei tempo pra comparecer menos que de repente e, já dividi em prestações de quantas vezes sem juros deu - devo pagar isso até o ano que vem - se tudo continuar assim, no ano novo eu começo a trabalhar, a morar em Taguatinga ou Paranoá... Ceilândia, sei lá...
E eu que esperava um convocação lá pra dezembro, janeiro, recebo um aviso assim, de repente... acho que eles pensam que todo mundo que passou nesse concurso mora lá e pode se apresentar, pagar exames médicos, consultas, voar... não! Acho que eles não tão nem aí. Mas tudo bem, será um teste. Vou conhecer o clima seco e frio, seco e quente, seco e seco do lugar que tem sido palco das decisões nacionais, das cpis, das acariações (eu acho que é por lá)...
Devo ir e voltar em breve e minha ida em definitivo deve estender-se ao tempo máximo que a legislação permitir. Vai depender também de como vão andar algumas coisas por aqui, de como serão esses meus dias próximos por cá, enquanto vão saindo as portarias... ah, portas, como eu te queria portais!
Ah, minha terra adorada, entre outras mil, eu queria tanto poder garantir que vou desistir de ir pra longe novamente, ainda que na última hora...! Mas pelo que me conheço de situações semelhantes, há, pelo menos, 51% de chance de que, mesmo com toda essa experiência de “exílio” que minha mochila e eu já vivemos nos últimos 7, 8 meses, eu sofra mais uma vez e saia da minha terra e da minha parentela... e vá. E há de ser assim, como se começa e termina de ler um post: de repente.

SnowFlake

Nenhum comentário: